O que é um implante dentário?
Implante dentário é um dos principais tratamentos realizados em um consultório odontológico. Isso porque, como sabemos, muitas pessoas chegam à terceira idade com a falta de um ou mais dentes.
Basicamente, o implante é um pino ou parafuso de titânio, que vai realizar o papel de raiz do dente. Ou seja, ele deve ser colocado dentro do osso, seja da mandíbula ou maxila, na linha abaixo da gengiva. Por fim, o tratamento é finalizado com a fixação de uma prótese sobre esse implante, que faz o papel do dente perdido.
Indicações e contraindicações do implante dentário
O implante dentário pode ser indicado em diferentes casos para o paciente que já perdeu o dente ou esse dente não apresenta condições de ser recuperado através do tratamento endodôntico e precisa ser extraído.
Atualmente, existem diferentes métodos de implantes dentários, com o mesmo objetivo: recuperar as questões funcionais e estéticas do sorriso. Por conta dessas diferentes técnicas, cabe apenas ao profissional dizer com certeza quando é possível – ou não – realizar o tratamento de implantodontia.
Ainda assim, é importante dizer que o paciente precisa ter uma boa condição de saúde geral. Questões como diabetes e pressão alta devem ter acompanhamento de um médico para realizar o procedimento.
Exames necessários para colocar um implante dentário
Para realizar qualquer tratamento no consultório odontológico, o primeiro passo é passar por uma avaliação com o profissional. Então, é o momento de realizar os exames necessários para que toda a documentação seja feita, para que então o dentista possa dar o seu diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
No caso de implantes dentários, os principais exames são a radiografia panorâmica e a tomografia computadorizada.
- Radiografia panorâmica: indicado para que o dentista consiga avaliar a situação do osso, assim como sua altura, mas não a largura.
- Tomografia computadorizada: aqui, o profissional consegue saber com exatidão questões como a altura e largura do osso, trazendo mais previsibilidade para o momento da cirurgia.
Além disso, os profissionais da área da saúde odontológica também costumam solicitar exames complementares, para saber como anda a saúde geral do paciente, uma vez que alteração de glicose e infecções podem influenciar negativamente.
Como um implante dentário é colocado
Atualmente, graças aos avanços na Odontologia moderna, podemos contar com diferentes técnicas para a fixação do implante. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.
Cirurgia de implante dentário tradicional
O procedimento cirúrgico tem início na anestesia do paciente. Após esse processo, é feita uma incisão para que o profissional consiga instalar os implantes, que são colocados na estrutura óssea e, por fim, a região é fechada.
Entretanto, o paciente não vai sair do consultório já com os seus dentes permanentes. Isso porque, primeiramente, é necessário esperar que ocorra a osseointegração do pino de titânio com o osso, um processo que pode levar de três a quatro meses.
Uma das alternativas para esse tratamento é a chamada carga imediata, em que os implantes dentários são colocados na parte da manhã do dia e o paciente não precisa esperar os quatro meses para voltar ao consultório e finalizar o tratamento.
No entanto, não são todos os pacientes que podem realizar esse tratamento, uma vez que é necessário ter o osso saudável e apropriado para a técnica, com uma boa altura e largura. Como já vimos, isso só pode ser avaliado através da tomografia.
Mas não se preocupe! Mesmo com a técnica tradicional, você não vai ficar sem os dentes enquanto espera os implantes se integrarem ao osso. Durante esse tempo, o paciente utiliza próteses provisórias.
Cirurgia de implante guiada
A cirurgia guiada é a colocação dos implantes totalmente planejados no computador. Este projeto é enviado para uma empresa que através de impressoras 3D fazem uma guia cirúrgica precisa para que possamos colocar os implantes na posição exata.
Esse é um procedimento muito mais rápido e que não exige que seja feito cortes na gengiva do paciente para a fixação dos implantes, uma vez que tudo já estará devidamente planejado através dos softwares.
Qual o melhor procedimento para mim?
Apenas um profissional qualificado pode afirmar qual técnica vai ser a melhor para você e, claro, apenas após uma análise minuciosa dos exames que você deve fazer. O importante é entender que, independente da técnica utilizada, os benefícios são muito valiosos!
Quer saber mais sobre os implantes dentários e se você pode ou não realizá-los e restaurar o seu sorriso? Agende sua consulta agora!
Fonte: MinhaVida