O que é o coronavírus?
Coronavírus é de uma família de vírus identificada pela primeira vez em 1937. Em 2019, porém, foi identificado um novo tipo de coronavírus, em Wuhan, na China. Ele tem o potencial de gerar graves infecções respiratórias, por isso a preocupação das autoridades atualmente.
Quais os sintomas?
Os sintomas, embora parecidos com os de uma gripe, tendem a ser mais graves. Incluem tosse, coriza, espirros e, principalmente, febre e falta de ar.
Como se transmite?
Uma das maiores preocupações é o alto grau de transmissibilidade do vírus, que se espalha rapidamente, podendo atingir muitas pessoas e sobrecarregar os sistemas de saúde. A transmissão se dá por contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mãos; tosse e espirro; contato com secreções respiratórias.
Qual o tratamento? Tem cura?
Ainda não há tratamento específico para a doença, os países estão extremamente dedicados à busca de uma solução, como uma vacina, por exemplo. A maioria das pessoas infectadas evolui para cura, sendo que os quadros mais graves estão relacionados a pessoas do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças de base (hipertensos, diabéticos, imunocomprometidos, etc.). O tratamento é apenas de suporte, visando à eliminação dos sintomas, como a tosse e a febre.
Cinco maneiras de se proteger do coronavírus
Listamos a seguir algumas dicas de como se proteger durante esta pandemia:
- Lave as mãos (lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os cinco momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool).
- Use máscaras de proteção adequadamente; se estiver infectado, use-as em lugares públicos ou quando for conversar com alguém.
- Verifique sua temperatura regularmente, pois febre alta, associada aos outros sintomas mencionados, é um dos indícios da doença.
- Evite grandes multidões e aglomerações; a orientação é: permanece em casa e só saia se for extremamente necessário.
- Nunca toque seu rosto com as mãos sujas.
Se estiver doente, use lenços de papel ao tossir ou espirrar, depois jogue-os no lixo, ou, então, cubra a boca e o nariz utilizando o braço quando for espirrar. Evite cumprimentos como abraços, apertos de mão e beijos e visitas a entes queridos.
Fique atento a todas as dicas no cuidado e na prevenção do coronavírus. Não deixe de fora as regras básicas de higiene, fique o máximo possível dentro de casa e mantenha a calma. Assim, todos nós ajudamos no combate à pandemia.